Entenda o que é a gestão de obra integrada e descubra quais são as vantagens e benefícios desse tipo de serviço.

Cada vez mais, as empresas de construção civil são pressionadas a fazerem mais com menos, e uma ótima alternativa para reduzir custos sem cair a qualidade é unir todos os sistemas através de uma gestão de obra integrada. Afinal, fazendo um planeamento unificado de todas as etapas da obra, os profissionais envolvidos têm mais controlo do projeto. Assim, visualizam de forma ampla o todo e, além de otimizarem a verba e a utilização dos recursos, programam o que realmente será necessário, evitando desperdícios e retrabalhos.

Vale lembrar que há poucos anos, esse serviço de gerenciamento de obras era oferecido pelas próprias construtoras. Mas com o aumento da complexidade dos projetos e com o conflito de interesses entre a empreiteira e o dono do obra, surgiram as empresas de gestão de obras. Sua finalidade é não deixar o cliente refém das soluções das construtoras, já que normalmente ele não tem conhecimento técnico para tratar assuntos de igual para igual com todos intervenientes de uma construção, sejam os projetistas, construtoras e fornecedores.

Portanto, hoje as empresas de gestão de obra ajudam ao dono da obra na otimização do seu projeto visando exclusivamente seu interesse. Não à toa, são formadas por profissionais que têm grande conhecimento técnico de normas, interpretação das especificações e procedimentos de execução, e que trabalham com ferramentas e softwares de planeamento para garantir o êxito dos projetos de construção civil.

A LAF Construction Management é uma delas. Nós representamos o cliente (dono da obra) perante às construtoras (e a todos os envolvidos!) para garantirmos que tudo ocorra dentro do planeado e das expectativas do projeto. Para se ter uma ideia, segundo alguns estudos do mercado, é possível reduzir de 6% a 8% o custo final de um empreendimento através do serviço de gestão de obra integrada.

O que fazemos?

  • Avaliação correta das etapas de planeamento e execução
  • Análise dos prazos de entrega, tecnologias, equipamentos e produtividade 
  • Gestão do impacto no custo orçado, sem deixar os gastos saírem do controle
  • Otimização da qualidade do projeto 
  • Orientação para soluções mais sustentáveis
  • Organização de documentos, alvarás e burocracias do tipo
  • Validação de contratos
  • Acompanhamento de todas as etapas da obra
  • Orienta e valida quanto às medidas de segurança da obra e dos trabalhadores

 Listamos abaixo as principais vantagens e benefícios da gestão de obra integrada:

  1. Integra todos os envolvidos e alinha a comunicação 
  2. Diminui os custos associados a desperdícios
  3. Atua na prevenção da segurança do trabalho
  4. Aumenta a produtividade e evita atrasos
  5. Foca na qualidade do projeto
  6. Minimiza as burocracias

GESTÃO DE OBRA INTEGRADA DIMINUI OS CUSTOS ASSOCIADOS A DESPERDÍCIOS

Quando uma empresa entrega planeamento e execução, o controlo de todas as etapas do processo é mais preciso. Isso facilita a previsão e o acompanhamento do impacto de cada ação nos custos, evitando falhas, desperdícios e retrabalhos. 

A otimização de verba engloba tanto a contratação dos profissionais envolvidos quanto a verba gasta com materiais, já que comprando em maior escala consegue-se mais descontos e melhores condições de pagamento. 

GESTÃO DE OBRA INTEGRADA AUMENTA A PRODUTIVIDADE E EVITA ATRASOS

O planeamento da gestão integrada é uma atividade multidisciplinar, executada por toda a equipa técnica (empreiteiro/encarregado/outros técnicos até mesmo o responsável financeiro). Em função disso, o envolvimento constante da equipa técnica no dia a dia assegura com maior precisão a elaboração do plano de trabalho e, principalmente, no cumprimento dos prazos. Além, é claro, de ficar mais fácil de motivar as pessoas! 

A gestão do plano de trabalho alinhado à equipa técnica, à gestão dos equipamentos e máquinas, materiais (controlo de estoques), fornecedores e subempreiteiros são tarefas relevantes para atingir os objetivos pré-definidos evitando atrasos e baixa rentabilidade.

GESTÃO DE OBRA INTEGRADA CONTROLA A SEGURANÇA DOS TRABALHADORES

Qualquer projeto de construção civil bem feito requer atenção com a equipe envolvida. Não à toa, vistorias, pesquisas e várias medidas preventivas fazem parte da rotina de uma obra. O objetivo? Garantir a estabilidade da construção e a segurança dos trabalhadores. Nesse ponto, unificar a comunicação e manter o mesmo código de conduta, diminui possíveis desentendimentos e riscos – já que todos trabalham em conjunto, seguindo a mesma linha. 

GESTÃO DE OBRA INTEGRADA É SINÔNIMO DE QUALIDADE

Otimizar custos e manter o tempo previsto não são suficientes. Para edificar uma obra, esse dois pilares precisam se fundir com excelentes padrões de qualidades. E ao contratar uma empresa para fazer uma gestão de obra integrada, essa também será sua grande preocupação: qualidade em primeiro lugar. Afinal, ela está ciente de todo o planeamento, de quais são as prioridades do projeto e vai administrar tudo evitando ou corrigindo falhas e desvios de qualidade.

GESTÃO DE OBRA INTEGRADA MINIMIZA AS BUROCRACIAS

Como empresas gerenciadoras têm profissionais de alto nível com diferentes habilidades, isso facilita os processos burocráticos em todas as etapas da obra. Dessa maneira’, o mesmo escritório cuida de todas as partes, conhece todos os documentos fornecidos e de responsabilidade do arquiteto, empreiteiro/construtor e dono da obra e sabe o que será primordial durante o andamento da construção. A empresa da gestão integrada é responsável por cobrar tais documentos e acompanhar o processo junto a Câmara Municipal responsável, a fim de agilizar os trâmites.

__

Se quiser aproveitar todos esses benefícios e vantagens em seus projetos de construção de civil aqui em Portugal, entre em contato com a LAF Construction Management e conheça nossas soluções!