O sistema ETICS é aplicado em paredes e usado como fechamento para vedação externa com dupla função: gerar conforto térmico e atenuar a propagação de sons. Entenda como funciona essa nova moda da engenharia civil e saiba quais são suas vantagens!

A sigla do Sistema ETICS vem do inglês, de External Thermal Insulation Composite System, que em português significa “Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior”. Como o nome sugere, esse é um tipo de sistema de isolamento térmico exterior usado em construções civis e, principalmente, em reabilitações. Atualmente, ele está super em alta entre os engenheiros em função das exigências energéticas, que são solucionadas com essa técnica de excelente qualidade e ótimos resultados. Vale lembrar, que muita gente não conhece este sistema por ETICS, e sim por cappotto que uma nomenclatura errada, pois ela faz referência a uma marca e não à técnica de fato. 

Mas por que esse sistema ETICS está sendo tão usado? Por que ele tem uma série de vantagens e muitos valores agregados, como: redução das pontes térmicas e do risco de condensações; paredes menos espessas e mais leves, que aumentam a área habitável e reduzindo as cargas permanentes sobre a estrutura; economia a longo prazo — principalmente quando se trata de poupança energética devido à redução das necessidades de aquecimento e de arrefecimento do ambiente interior; diversidade de acabamento além da acessibilidade para reabilitar, já que ele é colocado externamente a fim de conceder um aspecto novo para a edificação; além da melhoria da impermeabilidade das paredes.

Porém este sistema tem desvantagens como: baixa inércia térmica dentro da habitação; baixa resistência mecânica e fragilidade das zonas acessíveis; alta reação ao fogo; difícil aplicação no caso de aberturas e pormenores complicados; dificuldade de adaptação a paramentos curvos de paredes; e necessidade de mão de obra especializada. 

E DO QUE É FEITO ESSE SISTEMA ETICS? 

Cola, isolamento térmico, camada de base armada com rede de fibra de vidro, camada de primário e o revestimento final, respectivamente. O processo de execução desse sistema é minucioso e, por isso requer profissionais capacitados para projetarem tudo conforme as normas técnicas, com materiais de qualidade e mão de obra eficaz. Vale lembrar que a má execução desse serviço pode render grandes dores de cabeça aos proprietários, afetando também o bolso. 

ESCOLHA DOS MATERIAIS PARA O SISTEMA ETICS

O técnico da obra é quem vai definir a tipologia e a espessura do painel isolante, que variam de acordo com a idade da construção, a estratigrafia das paredes e o tipo de estrutura que as mantém, a localidade e as normas em vigor. Ao mapear esses pontos, calcula-se a resistência térmica e todos os materiais necessários para execução da obra.

UMA PAREDE COM SISTEMA ETICS PODE SER COLORIDA?

Se a cor não for escura, pode sim. Isso porque a cor do revestimento final precisa ter um índice de refletância da luz não inferior a 30%, em função da diferença de temperaturas a que é submetida a fachada do edifício à exposição à radiação solar, que podem superar 50°C e acelerar a degradação dos materiais da superfície do ETICS.

Quando esse acabamento final secar precisa-se fazer uma selagem da superfície com os elementos de contorno, como por exemplo: caixilhos, platibandas, rufos… aplicando um cordão de material selante elástico. 

PRINCIPAIS VANTAGENS DO SISTEMA ETICS: 

  • Redução das pontes térmicas, já que com as ligações entre elementos estruturais e alvenarias, a espessura de isolamento pode ser menor, para chegarmos ao mesmo coeficiente de transmissão térmica da envolvente do edifício;
  • Número variado de soluções de acabamento: permite diferentes tipos de acabamentos para agradar a todo perfil;
  • Paredes mais leves: como esse sistema faz com que as paredes sejam mais leves, consequentemente têm uma carga permanente menor sobre os elementos estruturais, aligeirando a estrutura do edifício;
  • Economia a longo prazo: pense conosco, se o sistema ETICS contribui para eficiência energética do edifício, ele também ajuda (a longo prazo) na economia da sua casa, já que as necessidades de aquecimento e arrefecimento serão menores;
  • Aumento da área habitável: se substituirmos a parede dupla com isolamento por parede simples mais sistema ETICS, as paredes exteriores têm a espessura menor. Logo, a área do interior da casa fica maior;
  • Adequado para reabilitações: é possível colocar o sistema ETICS em fachadas degradadas, conferindo-lhes assim um aspecto novo, sem incomodar os habitantes do edifício.

DESVANTAGENS DO SISTEMA ETICS:

  • Investimento maior: o duo parede simples + sistema ETICS é mais caro do que a tradicional parede dupla com isolamento. Entretanto, como explicamos acima, esse investimento esbarra no fato do novo sistema ser mais econômico se for calculado a longo prazo;
  • Fragilidade das zonas acessíveis: existe uma linha de técnicos que dizem que tal solução é facilmente danificada por situações do dia a dia como um pontapé, um objeto  jogado contra a parede… Porém, isso tem se tornado um mito urbano, já que casos assim são raros.

Se quiser conversar mais sobre o assunto, entre em contato com a LAF Construction Management e fale conosco. Vamos adorar tirar suas dúvidas!